2 de jun. de 2012

Especial de junho: MERYL STREEP



Meryl Streep é uma atriz consagrada, cuja carreira no cinema começou em 1977 com o filme "Júlia", no qual teve uma participação bastante pequena, porém notável a ponto de conseguir chamar a atenção, o que lhe resultaria a participação em filmes subsequentes, como "O Franco-atirador" (1978), de Michael Cimino, e "Kramer vs. Kramer" (1979), filmes nos quais sua participação também era pequena, mas que inequivocadamente lhe proporcionaram boas experiências com o público e com a crítica.

Particularmente, ainda que goste bastante da atriz, eu não tinha muito conhecimento de sua carreira, e estava sobretudo preso à sua produção do novo milênio e, ainda assim, mais focado naquilo que ela havia feito na segunda metade da década de 2000. Com a decisão da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos em elaborar um TOP 10 (o que pode ser conferido aqui) sendo essa atriz o foco das nossas avaliações, eu procurei filmes mais antigos, tendo inclusive - finalmente - visto todas as 17 indicações que a atriz conseguiu no Oscar, uma das tantas coisas que a tornam singular em sua carreira. Abaixo, um tributo que um fã fez à atriz, apresentando as suas indicações com pequenos trechos dos filmes pelos quais foi indicada:


Decidi apresentar, então, a minha opinião sobre a trajetória dessa atriz na maior festival de prêmios do cinema (ignorando, claro, que a maior premiação também usa de métodos duvidosos para indicações e premiações). Assim, ao longo de junho, veremos aqui no Literatura e Cinema 11 filmes que levaram a atriz à lista das indicadas. Espero a participação de todos.

4 opiniões:

Wilson Antonio disse...

Merecidíssima homenagem a uma das maiores atrizes americanas ainda em atividade. Parabéns! Adorei o filme tributo também :-)

Thiago de Assumpção disse...

hum... gosto dela...
mas não gostei da sua atuação em A Dama de Ferro...
A atriz que vez Historias Cruzadas fez uma atuação melhor que ela neste ano...

O Narrador Subjectivo disse...

Kramer Vs. Kramer, entre outros, continua a ser um grande filme! Venham dai esses posts sobre os filmes dela :)

Matheus Pannebecker disse...

Sou suspeito pra falar, né? Simplesmente a melhor de todas!